Ao abrir um vinho a rolha se quebrou… O que fazer?

Ao abrir um vinho a rolha se quebrou… O que fazer?

Você preparou um ótimo jantar e a rolha quebrou enquanto servia vinho para seus convidados? Não se preocupe, as rolhas muitas vezes quebram e não é culpa do vinho.

As rolhas muito compridas, muito secas ou a incapacidade de operar o saca-rolhas podem ser algumas das razões deste acidente.

Quando isso acontecer, não se desespere, existem algumas formas simples e práticas de lidar com a doença.

o que fazer?

Se o resto da rolha grudada no gargalo for grande, a primeira coisa a fazer é tentar retirá-la com cuidado com o próprio saca-rolhas. Insira o saca-rolhas em um ângulo de 45° na rolha e tente puxá-lo suavemente.

Outra opção é usar um saca-rolhas estilo pinça, que exige um pouco mais de delicadeza. A lâmina deve ser cuidadosamente inserida entre a rolha e o gargalo da garrafa, gire suavemente até que a rolha esteja completamente separada da garrafa.

Se a rolha estiver grudando, você deve lavar o gargalo com água quente para que o vidro da garrafa se expanda para que a rolha possa deslizar mais facilmente.

Se a rolha for pequena demais para ser rosqueada, ou se nenhuma das opções acima funcionar, a coisa mais fácil a fazer é empurrar a rolha para dentro da garrafa.

Para rolhas maiores, a primeira opção é tentar pescá-las com um “recuperador de cortiça”, um instrumento que pode ser inserido no gargalo da rolha para pegar uma rolha quebrada.

Se a rolha que caiu no vinho for muito pequena, o ideal é usar um decantador e filtrar o líquido antes de beber para separá-lo completamente de qualquer resíduo que possa ficar na bebida.

Para filtrar o vinho, você pode usar um funil de vinho, coador, papel de filtro ou até gaze.

Resolveu o problema sem desperdiçar álcool? Aproveite, é só saborear agora!