Por que o vinho é uma bebida saudável?

Por que o vinho é uma bebida saudável?

Você, em algum momento de sua vida,  já deve ter ouvido o famoso ditado “álcool é o melhor remédio”.

Antes de mais, importa referir que o vinho é rico em compostos nutricionais muito importantes para a nossa saúde. Esses compostos são  polifenóis. E oferecem muitos benefícios quando consumidos em equilíbrio. Além disso, é claro, traz alegria e felicidade indescritíveis.

Quais são as substâncias benéficas do vinho?

Concentre-se nos nomes dos flavonóides e do resveratrol. São substâncias  com efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e vasodilatadores.

Basicamente, o vinho é rico em compostos nutricionais muito importantes para a nossa saúde: os polifenóis. Esses compostos  podem atuar em diferentes áreas do nosso corpo, como na redução do colesterol e das placas de gordura nas nossas artérias. Além disso,  atuam na prevenção de doenças degenerativas e cardíacas, câncer,  osteoporose e  envelhecimento precoce.

Refira-se que contribuem também para o normal funcionamento do sistema imunitário, protegem contra infecções e aceleram o metabolismo. E também melhoram a memória, o movimento, a função hepática e renal, bem como o funcionamento normal do sistema digestivo.

Mais uma vez: o álcool do vinho atua como um vasodilatador natural, ajudando a controlar a pressão arterial.

Quais são os benefícios de beber vinho  regularmente?

Como mencionado acima, o vinho desempenha um papel muito importante na saúde. Por exemplo, muitas de suas características nutricionais afetam o funcionamento das artérias e do coração. Assim, as pessoas que consomem vinho podem usufruir de benefícios como:

Diminui a pressão arterial, devido ao seu efeito vasodilatador;

Reduzir a quantidade de colesterol ruim (LDL) que circula no sangue;

Maior volume de colesterol bom (HDL) circulando no sangue;

Reduzir o risco de desenvolver coágulos sanguíneos e acidente vascular cerebral;

Reduzir o risco de acidente vascular cerebral;

Proteção cardiovascular contra ataques cardíacos.

Mas lembre-se: existem contraindicações ao consumo para determinados grupos de pessoas, como gestantes, pessoas com doença hepática ou pancreática, pessoas em uso de medicamentos prescritos ou controlados. Por isso, consulte sempre o seu médico de confiança!

Quanto  vinho devo beber por dia?

O consumo de qualquer alimento ou bebida, por mais benéfico que seja para a saúde humana,  deve ser sempre feito com cautela. Muitos nutrientes e calorias podem ser ruins para sua saúde, assim como comer muito pouco pode ser ruim para sua saúde.

No que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas, há que ter em conta que este consumo é  sempre moderado, pois o excesso de álcool  pode causar mais incômodos do que benefícios para a saúde.

As recomendações de consumo diário de vinho variam muito de acordo com as necessidades nutricionais individuais. No entanto, em geral, é recomendado – se diariamente – não ultrapassar um copo de 150 ml para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para trazer benefícios à saúde.